sábado, maio 23, 2009

TIO ATTILIO

Sincronicidades não se explicam racionalmente . Não escolhemos sempre os temas de nossas vidas , às vezes os temas é que correm atrás de nós.

Recebi ontem a visita de parentes da Italia, uma prima que é casada com um napolitano. Ela vem ao Brasil com frequência , e a moda que inventou nesta sua última permanência no país, é visitar a família e recolher dados e documentos para fazer uma árvore genealógica. Qual não é minha surpresa quando ela abre sua pasta de documentos oficiais da Itália e do Brasil e relíquias familiares que já conseguiu recolher, quando aparece uma carteirinha de filiado ao Partido Fascista Italiano . Era do Tio Atílio.

Tio Atílio morreu quando eu tinha uns 9 anos de idade , e minha memória dele é de um velhinho gentil , de bengala , com nariz muito proeminente, voz lenta , tremida , pouca e apresentando muito sotaque. Minha mãe contava que ele havia sido um admirador de Mussolini e um entusiasta fascista , mesmo morando no Brasil. Sabe-se que ele era ourives, mas que abandonou seu ofício familiar para trabalhar como empresário de companhias teatrais e operetas , porém parece que eram mais atrações de cabaré do que propriamente obras primas.

Minha mãe sempre falou de uma tal de "carteirinha fascista do Tio Atílio". Pois é , ela reapareceu ontem , na pasta da prima Daniela. Na mesma hora pedi para tirar esta cópia . E está aqui :

A filiação é do ano 1934 . E está escrito abaixo da fotografia :

In nome di Dio e dell´Italia giuro di eseguire
gli ordini del Duce e di servire
com tutte le mie forze
e se è necessário col mio sangue
la causa della Rivoluzione Fascista.”

Nenhum comentário:

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil