terça-feira, maio 19, 2009

Julgamento no Tribunal de Haia

19/05/2009
HAIA, Países Baixos, 19 Mai 2009 (AFP) - A atriz americana Angelina Jolie (embaixadora do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados), assistiu hoje a uma audiência do processo do ex-chefe da milícia congolesa Thomas Lubanga, julgado pelo envolvimento de crianças soldados pela Corte Penal Internacional (CPI) em Haia.

Angelina Jolie assiste à audiência do processo do ex-chefe da
milícia congolesa Thomas Lubanga, em Haia (19/5/09)

O processo de Thomas Lubanga, 48 anos, acusado de envolvimento de crianças soldados durante a guerra civil em Ituri (leste da República Democrática do Congo) em 2002-2003, começou dia 28 de janeiro.

http://celebridades.uol.com.br/ultnot/afp/2009/05/19/ult4249u360.jhtm

..........................................................
Ainda hoje , professoras de ensino fundamental I , a Tide e a Nair, estavam entusiasmadas me mostrando um livro, ilustrado, que usaram para fazer um ótimo trabalho com seus alunos de 1ª a 4ª série. O livro continha uma narrativa dos "três porquinhos" invertida e atualizada. Eram 'três lobinhos e um porco mau'. A história evolui como a conhecemos , mas apresenta requintes bélicos contemporâneos , os porquinhos chegam a construir um "bunker", e o porco mau chega a explodir "a casinha-bunker" com uma bomba de dinamite . O desenho (ilustração) da explosão achei aterrador (porém , as crianças devem ter achado até bem normal , pois a televisão mostra coisas bem mais explosivas) .

Não me lembro de o lobo mau , da história original , usar dinamite, acho que não a usava. Sei que ao final dessa nova versão , um flamingo de bico longo e vermelho , elegante e de plumas bem brancas ensina aos lobinhos a fazer uma casinha de madeira e paredes de flores do campo em ramos , como se fosse um ninho em forma de casa. Sem apresentar a agressividade da fortaleza de um bunker , a casinha exerce um certo encanto no porquinho que ao invés de destruí-la resolve fazer as pazes com os lobinhos e viver com eles por alí , felizes para sempre .

Histórias de estímulo à beleza e à vida. É a isso que as crianças congolesas , brasileiras e do mundo todo esperam ter acesso. Até mesmo para que, quando adultos, não venham ( ou criem força moral para resistir) a reproduzir este estado de degradação cultural e violação do direito a paz e a vida de seu próprio povo, seja na África ou no Brasil.

Pudera eu acreditar que todos os ditadores do mundo , e pessoas à serviço desses, pudessem ser transformados pela beleza das flores , pela sabedoria dos flamingos, eu dispensaria o julgamento exemplar de pessoas como Thomas Lubanga por seus crimes contra a humanidade.
A

Nenhum comentário:

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil