quinta-feira, setembro 17, 2009

"Política: A luta de interesses mascarada como uma disputa de princípios. A condução dos assuntos públicos para benefício privado." Ambrose Bierce (1842-1914)

A definição dada por esse jornalista norte-americano A.Bierce é ótima, mas , na verdade, é parcial . E que sorte que o conceito de política e sua práxis não se restringe ao sujo e mesquinho jogo de poder dos poderosos. "Mais fortes são os poderes do povo" , como diria um dos personagens criados por Glauber Rocha para "Deus e o Diabo na Terra do Sol".

Deus e o Diabo na Terra do Sol expressa a impossibilidade da "não-violência" em casos extremos como foi a da ditadura militar no Brasil ( contexto da produção do filme) , ou ainda o próprio cangaceirismo ( contexto original citado e propositalmente modificado no enredo) contra o coronelismo . No filme , o dilema é manter PRINCÍPIOS diante dos fortes apelos da miséria do povo e ,ao mesmo tempo , diante dos fortes interesses dos poderosos.

"Deus e o Diabo na Terra do Sol" é um filme brasileiro de 1964, dirigido por Glauber Rocha.
É considerado um marco do cinema novo.

"A Terra é do Homem , não é de Deus nem do Diabo", diz - em outro trecho do filme - a musica na voz de Sergio Ricardo.

http://www.youtube.com/watch?v=6K1vg7qMvSM

Apesar das injustiças, e nunca deixando de afiar as ferramentas da visão crítica, continuo acreditando no cultivo de culturas de paz : que sabor deve ter essa fruta ,e que cheiro e que cor deve ter essa flor ?

Nenhum comentário:

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil