sábado, setembro 05, 2009

O POETA SOLANO TRINDADE


Solano Trindade, nasceu no Recife em 1908 , faleceu no Rio de Janeiro em 1974, foi poeta , pintor , ator , teatrólogo, cineasta. Filho de um sapateiro, foi operário, comerciário e colaborou em jornais. No ano de 1934 idealizou o I Congresso Afro-Brasileiro (clique para saber mais) no Recife(Pernambuco) e participou em 1936 do II Congresso Afro-Brasileiro em Salvador (Bahia).
Mudou-se para o Rio de Janeiro, nos anos 40 e logo depois para São Paulo, onde passou a maior parte de sua vida no convívio de artistas e intelectuais. Participou de um grupo de artistas plásticos com Sakai de Embu (clique para saber sobre Tadakiyo Sakai) onde integrou na produção artística a cultura negra e tradições afro-descendentes. O poeta foi homenageado com o nome em uma escola e uma rua na região central do município. Tem dois livros publicados : Poemas de Uma Vida Simples, Rio de Janeiro, 1944; Cantares do Meu Povo, São Paulo, 1963. (fonte : Wikipédia)

SOU NEGRO
A Dione Silva

Sou Negro
meus avós foram queimados pelo sol da África
minh'alma recebeu o batismo
dos tambores atabaques, gonguês e agogôs
Contaram-me que meus avós
vieram de Loanda
como mercadoria de baixo preço
plantaram cana pro senhor do engenho novo
e fundaram o primeiro Maracatu.

Depois meu avô brigou como um danado
nas terras de Zumbi
Era valente como quê
Na capoeira ou na faca escreveu não leu o pau comeu
Não foi um pai João humilde e manso
Mesmo vovó não foi de brincadeira
Na guerra dos Malês ela se destacou
Na minh'alma ficou o samba o batuque o bamboleio
e o desejo de libertação...
................................................................
GRAVATA COLORIDA

Quando eu tiver bastante pão
para meus filhos para minha amada
pros meus amigos e pros meus vizinhos
quando eu tiver livros para ler
então eu comprarei uma gravata colorida larga bonita
e darei um laço perfeito
e ficarei mostrando a minha gravata colorida
a todos os que gostam de gente engravatada...

...............................................................................
TEM GENTE COM FOME

Trem sujo da Leopoldina
correndo correndo
parece dizer
tem gente com fome
tem gente com fome
tem gente com fome
Piiiiii

Estação de Caxias
de novo a dizer
de novo a correr
tem gente com fome
tem gente com fome
tem gente com fome
Vigário Geral
Lucas
Cordovil
Brás de Pina
Penha Circular
Estação da Penha
Olaria
Ramos
Bom Sucesso
Carlos Chagas
Triagem,
Mauá

Trem sujo da Leopoldina
correndo correndo
parece dizer
tem gente com fome
tem gente com fome
tem gente com fome

Tantas caras tristes
querendo chegar
em algum destino
em algum lugar

Trem sujo da Leopoldina
correndo correndo
parece dizer
tem gente com fome
tem gente com fome
tem gente com fome

Só nas estações
quando vai parando
lentamente começa a dizer
se tem gente com fome
dá de comer
se tem gente com fome
dá de comer
se tem gente com fome
dá de comer

Mas o freio de ar
todo autoritário
manda o trem calar
Psiuuuuuuuuuuu

........................................................................

Nenhum comentário:

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil