sexta-feira, junho 12, 2009

Mais Tambor : Cangoma !

"Tava durumindo
cangoma me chamou
Disse levanta povo
cativeiro já acabou."

Há um tambor grande chamado de cangoma ou angoma. Esse tambor avisa , no registro da canção, o fim da escravidão , como os sinos das Igrejas que tocavam avisando e marcando os momentos importantes da vida da comunidade.

Segundo um site bacana do Centro Cultural Cangoma , na cidade de Franca , no Estado de São Paulo, a palavra "cangoma" significa também “festa dos tambores”. Fazer um Cangoma significa “vamos festejar”.

A canção "Cangoma" é um vissungo , e está cantada originalmente no disco "Canto dos Escravos"(1982 ?), de Clementina de Jesus. O vissungo , nome dado ao canto dos escravos das lavras de mineração em Diamantina - MG, faz parte de uma coleta etnolinguística feita em 1928 ( veja mais sobre vissungos em http://tudomudatudo.blogspot.com/search?updated-max=2009-04-25T20%3A50%3A00-03%3A00&max-results=15 )

A mesma canção Cangoma também é cantada hoje por aí , só que enxertada no Hino do Congresso Nacional Africano , que fica registrada sob o título "Tambores de Mina" . Tal nome advêm do Maranhão, dos cultos de origem africana realizados nas casas ou terreiros de mina, que se asemelham aos candomblés. Mina é um grupo étnico do Gana (negros sudaneses) - antigos negociantes de escravos da região do Forte São Jorge de Mina, situado na Costa do Ouro. Acaba ficando uma grande mistura de origens e informações, África , Maranhão e Minas Gerais.


Tambores de Mina (Cangoma)

Nkosi sikelel'i Àfrika
Maluphakanyslw'uphondo iwayo
Tava du r umindo, tambor me chamou
N'kosi sikelela thina lusapho iwayo

Sansa Kroma
yo kye kye kokomba
Sansa kroma nena yo...

"Tava durumindo cangoma me chamou".
"Tava durumindo cangoma me chamou"
Disse levante povo cativeiro já acabou

Sansa Kroma
Nena yo
kye kye kokomba
Sansa kroma
Nena yo... Kokomba (bis 4x)


Sobre a parte da canção em língua africana , é o Hino do Congresso Nacional Africano , encontra-se tradução no youtube http://www.youtube.com/watch?v=APGZiMcDvYY . Fundado em 1912 , o Congresso Nacional Africano é hoje a principal legenda partidária na África do Sul. Criada para combater a segregação racial , teve entre um de seus maiores lideres, o ex-presidente Nelson Mandela.

Outras informações e letras estão nos site http://www.meninosdomorumbi.org.br/banda/partituras/tambor.htm (pode-se ouvir a música indo lá) ; e em http://cangoma.blogspot.com/ .

O Mawaca tem uma linda gravação desta canção em "Astrolábio Tucupira"(2003), e ainda homenageiam Clementina de Jesus colocando no final da canção a sua voz.

Outro grupo maravilhoso , que pesquisa o mesmo campo da identidade musical brasileira, é o Vozes Bugras :http://www.myspace.com/vozesbugras


4 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada!

Arlete Souza disse...

Obrigada !! Tomei a liberdade de colocar uma parte da explicação no meu blog ... citei a fonte!! Que ACORDAR seja algo natural a cada SER HUMANO!!!!Abraços!!!!

ALMEIDA, Thiago. disse...

eu adorei.

ALMEIDA, Thiago. disse...

eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil