sábado, junho 27, 2009

Brinquedos de Meninos Quietos

27/06/2009
http://blogdafolhinha.folha.blog.uol.com.br/arch2009-06-21_2009-06-27.html

’Um Pequeno Tratado de Brinquedos para Meninos Quietos", da arte- educadora Selma Maria , é um livro que resulta de uma pesquisa pelo sertão mineiro, local da infância do escritor João Guimarães Rosa. A seguir uns trechos da entrevista com a autora. Coisa mais interessante:



Como são os brinquedos do sertão mineiro?

Os brinquedos do sertão não passam pela estética da loja. É como se fosse um pré-brinquedo, assim como existe uma pré-escola ou uma pré-história.

Como assim pré-brinquedo?

Vou dar um exemplo. O Guimarães tinha um sonho de ter um boizinho verde, mas não tinha tinta no sertão. Então, ele pegava a manga e fazia dela um boizinho. Isso é o que eu chamo de pré-coisa, lembrando o Manoel de Barros. Não é exatamente o desenho do boi, mas o seu olhar te leva para aquilo. Não é o boi com chifre, todo acabado, mas é muitas vezes é um brinquedo que sugere alguma coisa.

Como as crianças brincam no sertão?

As crianças fazem bastante os brinquedos ainda no sertão. Em Andrequicé, por exemplo, os meninos brincam muito de fazer caminhão de lata, sonham em ser caminhoneiros. Vi muitos brinquedos nascidos da planta do milho, que, com certeza, nasceram de um momento de tédio na roça. Esses brinquedos nascem da lida com a lavoura, da roça. E estão sempre na relação adulto/criança. Muitos brinquedos são um ritrual de passagenm entre a vida da criança e o trabalhador adulto.

Que lugar é o sertão?

Tem uma coisa que Guimarães diz que é: “O sertão está dentro da gente”. O sertão são esses vazios que estão dentro de nós e que vamos preechendo com o que temos de mais precioso. O sertão é um lugar de descoberta, eu tive que ir longe para descobrir isso.

Nenhum comentário:

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil