sexta-feira, maio 29, 2009

Vivemos como sonhamos .... sozinhos / J.Conrad e o Sutra do Diamante

pelos tubos de Mariana


Tal COMO NESTE OFÍCIO DE "DAR AULAS" de História.

Nas reflexões de um personagem do livro "O Coração das Trevas" se passa o seguinte :
A
"Ele era apenas um nome para mim. Eu não via o homem nesse nome, assim como vocês também não o vêem.Vocês são capazes de ver o homem , de ver a história ? São capazes de ver alguma coisa ? Tenho a impressão de estar tentando contar-lhes um sonho ..."

E prossegue :

" ... é impossível transmitir a sensação de vida de uma determinada época da existência de alguém - o retorno à sua verdade, ao seu significado, à sua essência sutil e penetrante. É impossível.Vivemos, como sonhamos, sozinhos. . . ".

in Conrad , Joseph - O Coração das Trevas , Editora Itatiaia , Belo Horizonte, Brasil, 1984, pág.37.

O livro na web : http://books.google.com.br/books?id=lj4IzJlr2A4C&dq=joseph+conrad+o+cora%C3%A7%C3%A3o+das+trevas&printsec=frontcover&source=bl&ots=rrfDL6Fwls&sig=e5l17MHrrQz-w1kl9GOfBUJvsDI&hl=pt-BR&ei=7ZQhStOFIZiMtgeSrvm5Bg&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=4#PPP1,M1

Joseph Conrad. Photograph- Hulton Getty

subindo o rio Congo

O ASSIM COMO É , no Sutra do Diamante

" .... Assim, devereis pensar sobre este impermanente mundo [como se ele fosse]:uma estrela ao amanhecer, uma bolha d'água em um riacho;um clarão de um raio em uma nuvem de verão,uma vela tremeluzindo prestes a apagar, um fantasma, ou um sonho..."

in Sutra do Diamante (Prajñaparamita Vajracchedika ) :

http://www.dantas.com/budismo/sutra_do_diamante.htm

Quando não ENXERGO, dentro de mim mesma

Deve haver uma "pedra de toque" entre os sonhos de uns e os sonhos de outros. Uma linha , um anzol para costurar uma nova rede e um novo mundo . Que cor essa linha tem , que não vejo ? Um koan poderia assim se resolver : não há linha e também não há o que ser costurado.

Nenhum comentário:

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil