quinta-feira, maio 01, 2008

"Acabareis todos por morrer de conforto" :1968/2008

Em Maio de 68 surgiram frases emblemáticas, tais como a citada acima . Importante era incomodar quem estava "tranquilamente sentado no sofá" . Tais frases apareciam em pichações , faixas , cartazes e nas paredes das ruas de Paris :"Sejam realistas, exijam o impossível!" , "É proibido proibir" ,"A revolução deve ser feita nos homens, antes de ser feita nas coisas" , "Abaixo o Estado","Viva o efêmero".
(foto publicada pelo portal UOL) Jovem se defende da polícia durante manifestações na França ;
68 foi o auge da década em que os jovens "aceleraram" a história
d
A guerrilha urbana de MAIO de 1968, em Paris, começou com um episódio inicialmente banal na Universidade de Nanterre : estudantes dessa universidade entraram em conflito com a reitoria que queria separar os alojamentos femininos dos masculinos. Depois , alunos tentaram realizar um curso livre sobre a obra do psicanalista marxista Wilhelm Reich e isso também gerou conflitos , o que resultou em desalojamentos de estudantes.
d
Declarados como "imaturos" pelos mais velhos , a juventude sempre sofreu discriminação , o "inconsequente" , o "dorminhoco", o "aborrecente" ( um termo mais recente ). O "maio de 68" é um exemplo de que os jovens têm força e capacidades intelectuais suficientes para superar suas insatisfações. E não devem se acomodar diante de cerceamentos da discussão de certos temas tabus que povoam suas vidas. NÃO HÁ O QUE NÃO POSSA SER DISCUTIDO-DEBATIDO dentro das ESCOLAS e meios acadêmicos. As escolas e universidades são espaços que devem abrigar a liberdade de expressão , para isso é que temos os exemplos históricos de grandes "professores" e "alunos" , que à despeito das perseguições históricas ( Sócrates , Giordano Bruno, e tantos outros) não esmoreceram em aceitar intolerâncias , preconceitos e tabus ( sejam religiosos , morais, políticos, ideológicos). A ÉTICA é sensibilidade e refinamento intelectual (um princípio racional) , está nas formas de abordagem dos temas , e não nos próprios temas. O que seria do mundo se continuássemos a sustentar que o sol gira em torno de nosso planeta , e continuássemos a obedecer servilmente à vontade dos poderes absolutos e divinos dos reis ? A provável imaturidade dos shows de rock , do modo de vida hippie , do power flower, dos movimentos estudantis , das pixações nos muros, tão comuns na década de 60 e 70 , são provas de que o mundo melhor desejado por todos não nasce pronto e acabado. A juventude apenas colocou o primeiro tijolo.

Muito legal é a pesquisa especial apresentada pelo jornal espanhol EL MUNDO , em memória aos 40 anos dos movimentos políticos e novos comportamentos da juventude mundial a partir de 1968. Pode começar pelo link abaixo, é a trilha sonora que foi pano de fundo desse panorama de transformações.


O Portal UOL também disponibiliza uma apresentação especial sobre Maio de 68:
d

4 comentários:

anabelica disse...

40 anos!!!! Nem tinha me dado conta de que tinha passado já tanto tempo! E tão pouco! A Era de Aquarius é agora, e não tem todo mundo dançando nas ruas como eu sonhei que podia ser... mas eu virei bailarina! E ainda sonho. E conheço vc e alguns outros semeadores incansáveis! Bela matéria, Mi! Bjão

por Mi Br disse...

Anabel ,
pois é , como estou trabalhando com adolescentes e jovens até 16 anos , percebo o descaso com qualquer compromisso de "mudança do mundo" ou "de si mesmo". A utopia anda curta -na distância dos olhos às vitrines das lojas - se restinge aos meios (lícitos ou não) de obtenção de um celular cada vez mais moderninho. O que faço é tentar convencer a mim mesma de que alguma transformação favorável "AINDA É POSSÌVEL".É como uma reza solitária , para não perder a fé.
Um grande abraço. Mirian.

Anônimo disse...

Um deliciosa Manifesto, esse teu texto!


Viva a Liberdade de Expressão!


Abraços, flores, estrelas..

por Mi Br disse...

Caro Edson,

Agradecida
pelo abraço,
pelas flores e
pelas estrelas .

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil