sexta-feira, março 28, 2008

Bônus da Vergonha

Frequentemente me envergonho de dizer que sou professora do sistema educacional básico do Estado de S.Paulo. O salário é de um mínimo e meio ( jornada inicial de 21 h/a , aulas suficientes para deixar qualquer professor desestimulado , pela indiferença dos alunos, pelos problemas de disciplina, pelo desrespeito como somos tratados pela mídia , etc, etc, etc).
Todos temos ,no mínimo, dois empregos. Invariavelmente , damos preferência a pegar mais aulas onde nos pagam melhor - é óbvio, mas só os gestores não percebem isso ( cegos que ficam diante de NÚMEROS).
Os inteligentes e "sensíveis" calculadores - digo, GESTORES!- são responsáveis por uma idéia que consideram genial - O BÔNUS!!!!!!!!!!!!!!!
Bonificam trabalhadores das ESCOLAS que mais aprovam alunos , que dão melhores notas ( burocraticamente passam alunos) , etc ,etc , etc. Quanto aos problemas e realidades diferentes entre as Escolas , que se virem (literalmente!) com os problemas de drogas , má-educação, depredações do patrimônio , delinquência, violência de todos os tipos , situações de risco de todos os gêneros, etc, etc, etc.
A bonificação já existe e é diferenciada para cada cargo. Ganha-se no final do ano, como um MÉRITO. O faxineiro: cerca de 8o centavos , os secretários :cerca de 30 reais , professores :cerca de 300 reais , diretores :cerca de 3000 reais. É isso aí , cada um é avaliado individualmente : todos trabalham IGUALMENTE pelo coletivo o ano todo , e no final -é claro - as diferenças e disparates aparecem. Têm que aparecer, afinal vivemos numa sociedade de classes (capitalista) .
Aliás lembrando as misérias do mundo capitalista , digo aos que correrão atrás do seu (exclusivo e individual ) bônus , que lembrem-se que para guanhar os seus 3000, vocês terão que EXPLORAR , MANIPULAR , o trabalho dos que ganharão 30 ou simplesmente 0,80. Para isso os que ganham 3000 tentam desesperadamente CONVENCER os que valem 0,80 , 30 e 300 a trabalharem "tanto quanto ou mais" .
Anti-capitalista seria que o Bônus fosse COLETIVO e DIVIDIDO IGUALMENTE para TODOS os funcionários da ESCOLA . Isso promoveria algo "pecaminoso" em nossa sociedade, se criaria consciência do que é trabalhar coletivamente em prol de todos sem diferenciação de posição econômica e social. É excessivamente democrático (beirando "o comunismo") , é justo demais ( beirando "o paraíso") , exageradamente franciscano ( beirando "a santidade") , fora de lógica PARA UM SISTEMA DE PENSAMENTO GESTOR CAPITALISTA .
Minha resposta ao BÔNUS DO ESTADO e aos que já estão correndo atrás dele: quando os ricos lhe jogarem as moedas, cuidado para não sujar demasiadamente os joelhos , pois o chão costuma ser um lugar sujo!

Nenhum comentário:

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil