A
A BARBÁRIE DA EDUCAÇÃO*
"Por que o Joãozinho não sabe ler "
"Por que o Joãozinho não sabe ler "
"quando uma sociedade não pode ensinar, é porque essa sociedade não pode ensinar-se ...uma sociedade que não se ama , que não se estima, e esse é o caso da sociedade moderna". (Charles Péguy*)
Hannah Arendt abordava em 1968 o problema da crise da educação que afeta os Estados Unidos e os países desenvolvidos a partir de uma simples questão de saber “por que o pequeno John não sabe ler”. (...) A resposta cínica à pergunta de H.A. consistiria talvez no seguinte : o pequeno John não sabe ler porque , em vez de lhe darem um livro, deram-lhe antes uma arma. Todos sabem que as crianças , antes de serem escolarizadas, passam várias horas por dia na frente da televisão sem terem visto um livro até então. (...) o choque repetido de imagens violentas em um universo virtual que a criança não distingue claramente do mundo real é anterior à descoberta da escola.
(...) a escola é o lugar do pensamento , aberto e autônomo.(...) O homem só poderá conhecer e agir se começar primeiro a pensar, a fim de conseguir progressivamente pensar aquilo que aprende . (...) Aqueles que só querem ver na escola um lugar de vida ( a escola à deriva da rua e vulnerável à toda barbárie e caos social ), ou um lugar de violência simbólica, amputam à educação sua dimensão mais importante e mais profunda . Essa recusa do pensamento engendra (...) uma barbárie tanto mais irremediável (...).”
* *Cap 4 de “A Barbárie Interior: ensaio sobre o i-mundo moderno”, de Jean-François Mattei, SP, Editora UNESP, 2002
Nenhum comentário:
Postar um comentário