por Christina Biltoveni
Se em alguns países é tão fácil usar a bike no trânsito, por que aqui no Brasil parece tão complicado? “As autoridades investem bilhões de reais em planejamento urbano destinado a veículos automotores e recusam-se a providenciar uma estrutura cicloviária integrada a outras formas de transporte”, enfatiza a biker e cicloativista Renata Falzoni, uma das pioneiras a levantar a bandeira a favor do uso da bicicleta como meio de transporte. O Rio de Janeiro é a cidade com a maior malha cicloviária do país. São três milhões de bikes (número maior do que o de automóveis em circulação) para cerca de 150 km de ciclovias, espalhadas principalmente nas orlas das praias. Curitiba conta também com 150 km de ciclovias que cortam toda a cidade. Em Porto Alegre, há até ônibus equipados com suporte para transportar bicicletas na parte dianteira.
Já São Paulo, com quase 20 milhões de habitantes, é a ovelha negra do país. Não existe nenhuma ciclovia que realmente possibilita o deslocamento dos ciclistas ao redor da cidade. Os poucos quilômetros ligam nada a lugar nenhum. A realidade paulistana é desesperadora: a frota de veículos cresce oito vezes mais que a população. Quinhentos novos carros entram em circulação em São Paulo por dia. Acrescente a esse número 160 outros veículos, de motos a ônibus e caminhões. Imagine que em 1976 a cidade tinha 13 mil quilômetros de ruas e avenidas e 1,4 milhão de veículos. Em 2007, são 5,6 milhões de carros. Pára-choque a pára-choque, eles precisariam de 21,4 mil quilômetros de vias públicas, mas só há 17,2 mil quilômetros. E uma das leis da física é irrevogável: dois corpos não ocupam o mesmo espaço.
do site da Revista Boa Forma (Editora Abril ) http://boaforma.abril.uol.com.br/edicoes/247/fechado/Fitness/conteudo_734.shtml
segunda-feira, março 31, 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
- janeiro 2006 (8)
- fevereiro 2006 (2)
- março 2006 (2)
- junho 2006 (1)
- julho 2006 (8)
- agosto 2006 (1)
- outubro 2006 (1)
- dezembro 2006 (1)
- janeiro 2007 (1)
- fevereiro 2007 (2)
- maio 2007 (2)
- junho 2007 (1)
- julho 2007 (2)
- agosto 2007 (2)
- setembro 2007 (1)
- outubro 2007 (2)
- dezembro 2007 (3)
- janeiro 2008 (5)
- fevereiro 2008 (3)
- março 2008 (8)
- abril 2008 (10)
- maio 2008 (8)
- junho 2008 (1)
- julho 2008 (2)
- agosto 2008 (2)
- setembro 2008 (5)
- outubro 2008 (2)
- novembro 2008 (1)
- dezembro 2008 (8)
- janeiro 2009 (5)
- fevereiro 2009 (5)
- março 2009 (1)
- abril 2009 (15)
- maio 2009 (17)
- junho 2009 (24)
- julho 2009 (40)
- agosto 2009 (37)
- setembro 2009 (36)
- outubro 2009 (8)
- novembro 2009 (1)
- janeiro 2010 (2)
- fevereiro 2010 (2)
- maio 2010 (5)
- julho 2010 (1)
- setembro 2010 (4)
- novembro 2010 (1)
- fevereiro 2011 (1)
- agosto 2011 (2)
- setembro 2011 (2)
- janeiro 2012 (1)
- maio 2012 (2)
- maio 2013 (3)
- julho 2013 (1)
- abril 2014 (1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário