De: Philip Gröning
ALE/FRA/SUI, 2005, Cores, 169 min.
Chartreuse é uma palavra que designa um dos maciços dos Alpes franceses, mas é também o nome pela qual é conhecida a primeira Cartuxa , fundada no século XI , na França, portanto há cerca de 900 anos (em 1084), por São Bruno (nascido na Alemanha) , depois de se desiludir com a ganância materialista e com a quantidade de esforços dispendidos pela humanidade com objetivos vazios.
Dentre as ordens monásticas católicas , os Cartuxos são considerados "os mais monges dentre os monges". Vocações para o isolamento cartuxo são raras, e acho por isto que após grande relutância é que se deixaram filmar . O diretor do filme conseguiu a autorização após 16 anos de espera. Intenciona-se , creio, o prolongamento da vida da Ordem, seja na forma documentada pelo filme ( para que uma rica memória de experiência religiosa fique registrada) ou para que algumas súbitas e possíveis novas vocações sejam reveladas a partir de sua divulgação.
Há 19 Mosteiros Cartuxos espalhados hoje pelo mundo, abrigando seus poucos monges e monjas. Uma interessante reportagem no jornal Gazeta do Sul fala sobre um deles no Brasil , fundado em 1984, no RGS, e lá uma imagem de uma placa de orientação ao turista :
Trailers do filme , outras imagens sobre esses monges podem ser fartamente encontrados no Youtube ou ainda no site do documentário:
http://www.diegrossestille.de/english/
Reportagens interessantes :
http://gazeta.via.com.br/default.php?arquivo=_noticia.php&intIdConteudo=49299&intIdEdicao=783(sobre o mosteiro Cartuxo no Brasil)
O melhor está neste site http://www.textovivo.com.br/ . Procure no menu e clique em NARRATIVAS , depois clique em "O Segredo da Cartuxa" . São uma série de textos bem humorados do jornalista Paulo Moura que visitou a Cartuxa de Portugal. Ao chegar na página vá clicando no menu da direita , onde se encontram a continuação dos relatos, respeitosos, porém hilários. O texto do jornalista português virou livro com direito às fotos tiradas na ocasião pelo fotógrafo da agência Reuters , Nacho Doce ( há um vídeo-álbum em http://static.publico.clix.pt/docs/cultura/conventocartuxa/index.html ). Um vídeo sobre o lançamento do livro , do jornal português "O Público" também é muito bacana e há alí uma linda conclusão para o assunto : http://www.publico.clix.pt/videos/?v=20071221200456&z=1.
Também um vídeo reportagem em RTP Notícias http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=315839&tema=32
Nenhum comentário:
Postar um comentário