Além da origem histórica da lista das sete maravilhas do mundo , a boa informação aqui é de que metade do valor total arrecadado na atual campanha das "sete maravvilhas" deverá ser utilizado na recuperação de monumentos considerados pela Unesco como patrimônios da humanidade, e o primeiro deles será o Buda de Bamian, no Afganistão, destruído em 1999 por partidários do governo Talebã.07/07/2007 - 19h09
Cristo está entre as sete maravilhas do mundoBBC Brasil
Jair Rattner
de Lisboa
O
Cristo Redentor, um dos símbolos do Rio de Janeiro, é oficialmente uma das novas sete maravilhas do mundo, de acordo com o anúncio oficial divulgado para mais de 40 mil pessoas em uma cerimônia no Estádio da Luz, em Lisboa, neste sábado. Numa votação, realizada pela internet e por mensagens de celular, a estátua do Corcovado ficou junto com alguns dos mais importantes monumentos do mundo, como a
Muralha da China e
Petra, na Jordânia.
A lista representa os votos de mais de 100 milhões de pessoas. Inicialmente, qualquer local podia ser indicado como um das novas sete maravilhas. No fim de 2005, a lista que contava com 200 monumentos foi reduzida aos 77 mais votados.A partir daí, um grupo de arquitetos, sob a coordenação do ex-diretor geral da Unesco Federico Mayor, escolheu os 19 finalistas, com base nos critérios de beleza, complexidade, valor histórico, relevância cultural e significado arquitetônico.
Os dois países que mais se envolveram na campanha foram o Brasil e a Índia. No Brasil, a campanha foi bancada pelo grupo Bradesco e incluiu mensagens de várias personalidades da política, do futebol e dos espetáculos, incluindo o presidente.
(....)
A explicação da Unesco é que o seu programa de proteção do patrimônio mundial baseia-se em critérios históricos e científicos, mas a votação apenas reflete a opinião das pessoas que têm acesso a um computador.
A votação das sete maravilhas foi uma idéia do milionário suíço Bernard Weber. Segundo a assessoria dele, em 1999 uma amiga professora dava aulas sobre as sete maravilhas da Antigüidade e comentou o fato com ele. No entanto, das sete maravilhas antigas, apenas as
pirâmides de Gizé ainda existem.
AntigüidadeAs sete maravilhas da Antigüidade, uma lista elaborada por Filon de Bizâncio em 200 antes de Cristo, incluíam os Jardins Suspensos da Babilônia, a Estátua de Zeus, o Templo de Ártemis, o Mausoléu de Helicarnassus, o Colosso de Rodes, o Farol de Alexandria, além das Pirâmides de Gizé.
Do valor total arrecadado, metade deverá ser utilizada na recuperação de monumentos. O primeiro monumento a ser reconstruído será o Buda de Bamian, no Afganistão, destruído em 1999 por partidários do governo Talebã. O resto da verba deverá ser utilizado pela fundação New7Wonders, dirigida por Weber. (...)